Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Abertura da SMAM será no Centro Comunitário Tatuapé 2

Para celebrar o Agosto Dourado e o aniversário de 255 anos da cidade de Piracicaba, a Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, realiza a 6ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto, com o tema Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando. O objetivo das ações, que se estendem também pelo mês de agosto, é fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município.

 

A abertura da SMAM 2022 será na segunda-feira, 1º de agosto, às 14h, com a roda de conversa Expectativas e realidade da amamentação, no Centro Comunitário do Tatuapé 2, ministrada pelo médico pediatra Rogério Tuon, que também é coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno-infantil, com participação de Adriana Brandão, enfermeira da USF Jaraguá II, Dayane Rocha Ferreira, enfermeira do Banco de Leite Humano do HFC e Solange Spironello, assistente social do Pacto. A intenção é de orientar, apoiar, promover e fortalecer a amamentação na cidade.

 

O encontro do Mamaço abre o segundo dia de ações da SMAM, na terça-feira, 02/08, a partir das 13h30, na Estação da Paulista (Espaço Gare), e deve reunir cerca de 200 mães piracicabanas para tradicional momento de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê.

 

Conforme explica Tatiana Bonini, enfermeira e coordenadora de enfermagem do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, nessa tarde, gestantes, mães, bebês e famílias são convidados para um momento de descontração, de conversa e estímulo ao aleitamento materno. "Entre as ações previstas está a apresentação de Dança Materna com a professora Samira Lopes, licenciada em dança para gestantes, mães e bebês de colo/engatinhantes. Ainda, o Banco de Leite do HFC divulgará seu trabalho em prol dos bebês prematuros e apoio às mães para o sucesso da amamentação".

 

Sexta Semana Municipal do Aleitamento materno acontece de 1 a 6 de agosto

Para capacitar os profissionais da saúde com informações baseadas em evidências científicas e auxiliar na construção de uma rede de apoio ao aleitamento materno, na quarta-feira, 03/08, das 8h às 12h e 13h30 às 18h, acontece o simpósio Educando para fortalecer a Amamentação, voltado para profissionais e apoiadores da amamentação, no Centro Administrativo Unimed Piracicaba, com vagas limitadas e inscrição antecipada pelo link https://forms.gle/QuCFomsb1wqHajbs5. Entre os palestrantes do simpósio estão: a dentista materno-infantil Ludmila Tavares e a enfermeira Kátia Pessalli, consultoras internacionais de Lactação (IBCLC); Kizzy Moraes, fonoaudióloga da Unimed Piracicaba, e Moisés Chencinski, médico pediatra e consultor em amamentação.

 

Com a intenção de estimular a construção de caminhos para a educação em aleitamento materno e a reflexão desta prática junto a futuros profissionais da área da saúde, dia 04/08, às 18h30, acontece no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, o happy hour com especialistas Construindo a formação da saúde na perspectiva da Amamentação, mediado por Ludmila Tavares, consultora IBCLC e participação do pediatra Rogério Tuon, coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno-infantil; Cátia Ortiz Scarpari, dentista da Secretaria de Saúde, especialista em Atendimento Interdisciplinar na Primeira Infância; Denise Fornasari, enfermeira da USF Itapuã II e especialista no cuidado materno-infantil, Kissy Moraes, fonoaudióloga da Unimed Piracicaba, Claudia Regonha Suster, psicóloga, Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista e tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Piracicaba, Michelly Peixotto, assistente social da Medicina Preventiva Unimed Piracicaba.

 

Para encerrar a Semana, na sexta-feira, 05/08, Mariana Chaves, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Educação, com apoio da UBS Parque Piracicaba, desenvolve ação na EMEI Profa. Roberta Eleutério Amaral, voltada para os alunos, familiares, professores e funcionários, com várias oficinas, tendo como foco educar e apoiar para a amamentação.

 

Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a ação retoma suas atividades presenciais após dois anos de pandemia, além de fazer parte do calendário oficial do aniversário da cidade, comemorado em agosto. "Foram momentos difíceis com a pandemia da Covid-19, porém, o Comitê e seus parceiros e incentivadores não deixaram de realizar ações online, fomentar e direcionar ações para incentivar o aleitamento materno na cidade. Agora, com uma programação que engloba ações ao longo de todo o mês de agosto nas unidades do SUS, esperamos que a mensagem alcance ainda mais pessoas", enfatizou.

 

AGOSTO DOURADO - De acordo com a nutricionista Andresa Nunes Garcia Mendes, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, o Agosto Dourado acontece pelo fato de o leite materno ser considerado o padrão ouro de qualidade para alimentação dos bebês. "A Semana deste ano se concentra no fortalecimento da capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados em nosso município", afirma.

 

Incentivam estas ações as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Educação, Trânsito (Semuttran), ONG MamAção, Unimed Piracicaba, HFC, Santa Casa, e entidades como o Lions Club e Programa Criança Feliz, Artesãs do Amor, Pastoral da Criança e Unimep.

 

A programação completa do evento está disponibilizada no site e redes sociais da Prefeitura e pelo Instagram da SMAM (@smampiracicaba).

 

 

 

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS -- Foto: Isabela Borghese

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2022 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.