Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Ação reúne 200 mães em amamentação simultânea na Estação da Paulista

 

Duzentas mães e nutrizes participaram do Mamaço – tradicional encontro de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê e em alusão ao Agosto Dourado – realizado na tarde desta terça-feira, 02/08, na Estação da Paulista. O evento faz parte das comemorações dos 255 anos de Piracicaba e integra a 6ª Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e demais parceiros. A atividade teve a presença de diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Luciano Almeida, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida, e o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

 

Além do Mamaço, as mães e crianças também tiveram um momento de descontração por meio de ações como a Dança Materna, da professora Samira Lopes, licenciada em dança para gestantes, mães e bebês de colo/engatinhantes e, para as crianças, atividades lúdicas, um pula-pula, além de bolo e kits lanche oferecidos pelas entidades parceiras da SMAM.

 

Cerca de 200 mães, gestantes e nutrizes participaram do encontro do Mamaço

 

Para a auxiliar de enfermagem Lou Francini Ibiapino das Chagas, o Mamaço reforça aquilo que ela recebeu de informação junto ao PSF Monte Líbano 2. "Sempre ouvi histórias de mães que não conseguiam amamentar, mas hoje vejo que se a mãe não enfrentar as dificuldades, ela não amamenta. Eu sempre quis amamentar e realizei meu sonho, amamentei minha primeira filha até os dois anos e a segunda, hoje com um ano, ainda amamento. Cheguei a amamentar as duas simultaneamente durante três meses", disse ela junto da filha mais nova Luana.

 

Lou Francini amamenta a filha Luana, de um ano, durante o Mamaço realizado na Estação da Paulista

 

Conforme o prefeito Luciano Almeida, as atividades da SMAM são muito positivas. "Eu não tinha muita informação sobre o assunto, mas agora, com estas atividades e visibilidade sobre o tema que acontece neste mês, tenho obtido muitas informações importantes, inclusive que Piracicaba tem 50% dos seus bebês amamentados até os seis meses de idade, acima do indicador nacional que é de 45,7%. Vamos seguir apoiando e incentivando este trabalho e queremos que as mães procurem os serviços e ações da Prefeitura para termos cada vez mais crianças mais saudáveis", disse.

 

Prefeito Luciano Almeida reforçou a importância da amamentação para uma melhor qualidade de vida da criança

 

O pediatra e coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno-infantil de Piracicaba, Rogério Tuon, reforça a importância do aleitamento materno. "Estamos com um indicador positivo junto a rede pública, nas unidades de saúde de família, com 50% dos bebês atendidos recebendo leite materno, pelo menos até os seis meses de idade. A Organização Mundial da Saúde prevê que atingiremos o índice de 50% até 2025, e isso já temos e vamos fazer de tudo para mantê-lo e ampliá-lo, já que a meta para 2030 é ter até 70% destes bebes amamentando, pelo menos até os seis meses de idade", reforçou.

 

Encontro do Mamaço voltou a acontecer após dois anos ausente devido a pandemia

 

Filemon Silvano, secretário de Saúde, enalteceu o trabalho de toda a equipe da Saúde e da organização da Semana, pelos eventos já realizados. "É um trabalho incrível que todos estão fazendo e a população está participando em grande número. O leite materno é importante, mas o trabalho realizado com as mães antes, durante e depois do parto é primordial para que os bebês sejam amamentados e nossa rede tem dado esse apoio com maestria. Agradeço também os parceiros destas atividades, pois sem vocês nada seria possível", disse.

 

Também estiveram presentes o diretor do HFC, José Coral, do presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Youssef, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, do superintendente da Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira da Costa Filho, diretora da DRS-X Regiane Portes, e da presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Andresa Nuñez Garcia Mendes, que representou toda a organização do evento.

 

Autoridades prestigiaram o encontro do Mamaço realizado na tarde desta terça-feira

 

Incentivam as ações da 6ª SMAM as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Educação, Trânsito (Semuttran), ONG MamAção, Unimed Piracicaba, HFC, Santa Casa, e entidades como o Lions Club e Programa Criança Feliz, Artesãs do Amor, Pastoral da Criança e Unimep.

 

A programação completa do evento está disponibilizada no site e redes sociais da Prefeitura e pelo Instagram da SMAM (@smampiracicaba).

 

Mães participaram da dança materna idealizada pela professora Samira Lopes

 

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS -- Fotos: Isabela Borghese

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2022 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.