Mamaço deve reunir 200 mães na Estação da Paulista

Autor: Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Fonte: CCS

Com a expectativa de reunir 200 mães, a Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, realiza mais uma edição do encontro do Mamaço, tradicional momento de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê e alusão ao Agosto Dourado. A ação integra a 6ª edição da Semana Municipal do Aleitamento Materno de Piracicaba (SMAM) com o tema Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando, que acontece até sexta-feira, 05/08, com programação especial na cidade.

 

Conforme lembra a coordenação da SMAM 2022, o encontro do Mamaço começa a partir das 13h30, na Estação da Paulista (Espaço Gare), onde ao longo da tarde, gestantes, mães, bebês e famílias serão convidados para um momento de descontração, de conversa e estímulo ao aleitamento materno, com apresentação de Dança Materna da professora Samira Lopes, licenciada em dança para gestantes, mães e bebês de colo/engatinhantes. Além disso, o Banco de Leite do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) divulgará seu trabalho em prol dos bebês prematuros e apoio às mães para o sucesso da amamentação.

 

Abertura da SMAM 2022 aconteceu na tarde desta segunda-feira, no Centro Comunitário Tatuapé 2

 

Na tarde de hoje, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, participou da abertura da SMAM 2022 que aconteceu no Centro Comunitário Tatuapé 2, onde aconteceu roda de conversa com o tema Expectativas e realidade da amamentação, ministrada pelo médico pediatra Rogério Tuon, que também é coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno-infantil, com participação de Adriana Brandão, enfermeira da USF Jaraguá II, Dayane Rocha Ferreira, enfermeira do Banco de Leite Humano do HFC e Solange Spironello, assistente social do Pacto e que reuniu cerca de 40 pessoas. "Foi um momento muito importante para as mães, gestantes, nutrizes e suas famílias que participaram. Os temas abordados foram tratados com muita atenção e carinho. Acredito que essa troca de experiências foi muito importante para todas as mães e futuras mães", destacou Silvano.

 

Pediatra Rogério Tuon comandou a roda de conversa sobre maternidade e aleitamento na tarde desta segunda-feira

 

AGENDA – Para capacitar os profissionais da saúde e auxiliar na construção de uma rede de apoio ao aleitamento materno, na quarta-feira, 03/08, das 8h às 12h e 13h30 às 18h, acontece o simpósio Educando para fortalecer a Amamentação, voltado para profissionais e apoiadores da amamentação, no Centro Administrativo Unimed Piracicaba, com vagas limitadas e inscrição antecipada clicando aqui .

 

Com a intenção de estimular a construção de caminhos para a educação em aleitamento materno e a reflexão desta prática junto a futuros profissionais da área da saúde, dia 04/08, às 18h30, acontece no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, o happy hour com especialistas Construindo a formação da saúde na perspectiva da Amamentação.

 

Para encerrar a Semana, na sexta-feira, 05/08, Mariana Chaves, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Educação, com apoio da UBS Parque Piracicaba, desenvolve ação na EMEI Profa. Roberta Eleutério Amaral, voltada para os alunos, familiares, professores e funcionários, com várias oficinas, tendo como foco educar e apoiar para a amamentação.

 

Incentivam estas ações as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Educação, Trânsito (Semuttran), ONG MamAção, Unimed Piracicaba, HFC, Santa Casa, e entidades como o Lions Club e Programa Criança Feliz, Artesãs do Amor, Pastoral da Criança e Unimep.

 

A programação completa do evento está disponibilizada no site e redes sociais da Prefeitura e pelo Instagram da SMAM (@smampiracicaba).

 

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Imprimir