Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Mamaço deve reunir 200 mães no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas

Centenas de mulheres participaram de dança materna realizada pela prefeitura. na imagem, cerca de 30 pessoas, estão de mãos dadas e balançam as mãos no ritmo musical apresentado

Encontro do Mamaço reuniu cerca de 200 mães na Estação da Paulista no ano passado

 

A 7ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) de Piracicaba tem seu ponto alto nesta quinta-feira, 03/08, a partir das 13h30, com o encontro do Mamaço no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, que terá apresentações do coral Cante Outra Vez e de dança contemporânea com Natália Alleoni. A expectativa é reunir cerca de 200 mães, crianças e gestantes piracicabanas para o tradicional momento de amamentação simultânea, incentivando o aleitamento materno e mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê. A atividade integra a programação de comemoração dos 256 anos de Piracicaba.

 

As atividades da SMAM celebram o Agosto Dourado e tem por objetivo fortalecer a capacidade da rede em proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município. A realização é do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, através da Secretaria de Saúde, Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa de Piracicaba e Santa Casa Saúde. A programação completa da Semana está disponível no Instragram @comitealeitamentopiracicaba.

 

Em 2023, o tema do Agosto Dourado é Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. Conforme explica a nutricionista e porta-voz do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Andresa Nunez Garcia Mendes, o tema reflete a necessidade de se criar ambientes propícios e favoráveis para que as mães que trabalham possam continuar amamentando seus filhos, mesmo quando retornam ao trabalho. “A amamentação é um direito fundamental tanto para o bebê quanto para a mãe, e é essencial que as mulheres se sintam apoiadas e encorajadas a amamentar durante toda a jornada profissional”, enfatiza.

 

Na imagem esta a nutricionista Andresa durante palestra voltadas as mães na Estação da Paulista. Ao fundo, autoridades locais, entre elas o prefeito Luciano Almeida

Andresa Garcia Mendes é nutricionista e porta-voz do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável

 

AMAMENTAÇÃO – De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2019 – o mais recente realizado pelo Ministério da Saúde –, no Brasil, o índice de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 4 meses foi de 59,7% e em menores de 6 meses foi de 45,8%.

 

Segundo levantamento feito nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), no ano passado, o índice de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 4 meses foi de 71,6%. Crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo era de 56,7%. “Este número não representa o total do indicador da cidade de Piracicaba, pois envolvem somente as mães atendidas na Saúde da Família. Apesar disso, podemos considerar o indicador positivo já que está acima da média nacional apontada pelo ENANI. Cabe destacar que a meta global é que até 2030 tenhamos um índice de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses de 70%”, completou Andresa.

 

EVENTOS – A programação do Agosto Dourado também contempla uma roda de conversa com o tema: A garantia de direitos para a mulher trabalhadora que amamenta, que será conduzida por Rogério Tuon, médico pediatra, e Natália Climas, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Serão dois encontros abertos ao público, com início às 14h, sendo o primeiro no dia 09/08, no Salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (rua Humberto Venturini, 620, Vila Sônia) e o outro no dia 31/08, no Centro Social do Novo Horizonte (rua Professora Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145 – Jd. Novo Horizonte).


São parceiros destas ações as secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), Transportes Internos (Semutri), além da Drogal, Lions Club Independência, Rotary Clube Piracicaba, Artesãs do Amor e Tricoteiras do Amor.

 

Por CCS / Publicado em 02/08/2023

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 97131-3341 – semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Rua Benedito Bonzon Penteado, 771 – Bairro Verde

sede transporte (19) 3403-1046 – Semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 – Ch Nazareth

2023 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.