Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Roteiro turístico noturno com lendas urbanas tem participação de 200 pessoas

 

Cerca de 200 pessoas iniciaram a caminhada no sábado

 

Cerca de 200 pessoas participaram, no último sábado, da caminhada turística noturna Piracicaba: Um Rio de Assombrações, que teve contação de lendas urbanas, com perspectivas assombrosas. O passeio foi iniciado no Cemitério da Saudade, às 19h, e finalizado no Engenho Central, por volta das 22h, com diversas paradas ao longo do percurso para explicações sobre os locais e a relação com as lendas.

 

O evento é uma realização do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), via Departamento de Turismo, com apoio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e GCM (Guarda Civil Municipal). Na ocasião, foram doados 50 quilos de alimentos não perecíveis para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.



Cemitério da Saudade foi o local de início do roteiro

 

O início da caminhada foi pelas vias do Cemitério da Saudade. Em seguida, o roteiro seguiu para o largo Santa Cruz, praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Escola Moraes Barros, Praça da Boyes, Rua do Porto, esquina com a rua 13 de Maio; passarela pênsil e Engenho Central, totalizando percurso de cerca de 4,5km. Ao longo da caminhada, as lendas foram contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Mauricio Beraldo. O evento foi estruturado com apoio do produtor cultural e também historiador Pablo Carajol e da jornalista e guia de turismo Sabrina Franzol.

 

Escola Moraes Barros também integra roteiro



Entre as lendas que integram o roteiro estão a do túmulo do padre Galvão Paes de Barros, da Cobrona, do Turco que Comia Crianças, da Inhala Seca, do Homem da Capa Preta e da Noiva da Colina.

 

Igreja de São Benedito foi outro ponto de parada do roteiro


De acordo com a diretora de Turismo de Piracicaba, Alessandra Freire, que compareceu à caminhada, as lendas locais têm relação direta com o desenvolvimento da cidade. "Ao serem contadas, essas histórias são preservadas, ou seja, estamos mantendo vivo um patrimônio imaterial da comunidade, tornando as lendas conhecidas e fazendo com que continuem sendo passadas de geração a geração. Foi muito bacana ver a população se apropriando disso no evento", observou.



Para o empresário Fabio Benevides, que acompanhou todo o trajeto, a experiência de conhecer a cidade e as lendas serviu para observar a cidade por uma perspectiva inusitada. "Foi sensacional participar deste passeio incrível, um verdadeiro resgate histórico da cultura e das lendas dessa cidade maravilhosa chamada Piracicaba. A melhor parte disso é que alguns lugares que eu passo quase que diariamente agora têm um novo significado e simbologia. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos e que possamos ter mais eventos como esse aqui na cidade", falou.



Quem também aprovou a iniciativa foi a assistente-administrativo Tábata Larissa Gialorenço, que mora em São Pedro, mas fez questão de comparecer à caminhada junto de amigos. "Foi um passeio bem diferente do que estou habituada. A proposta foi muito interessante e eu gostei de todas as lendas compartilhadas pelo percurso. Com certeza, foi uma noite bem enriquecedora. Parabéns aos organizadores", disse.

 

Até o final do ano, estão previstas mais três edições do evento. O período de inscrição será divulgado em breve. As lendas que integraram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

 

Trajeto turísitico notuno também passou pela Praça José Bonifácio

 

Data: 26/09/2022 

Autor: Texto e fotos: Sabrina Franzol

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2022 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.