Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Cartilha orienta para transporte legal e seguro de escolares

Neste início do ano letivo, com o objetivo de orientar os estudantes do ensino infantil e fundamental – do sistema público e privado – e seus pais ou responsáveis sobre a importância da segurança do transporte escolar por meio de vans autorizadas e vistoriadas, a Prefeitura vai distribuir uma cartilha sobre o assunto, com informações básicas e passatempos. A iniciativa da Administração se dá por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semutran), Secretaria Municipal de Educação (SME), Guarda Civil e Educativa FM, em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Polícia Militar e Câmara de Vereadores.

 

De acordo com o prefeito Barjas Negri, a cartilha é uma forma lúdica de chamar a atenção para um assunto tão importante, que é a segurança dos estudantes piracicabanos. “Atualmente, a Semuttran conta com 230 veículos cadastrados que circulam diariamente pela cidade, transportando mais de 10 mil alunos. Os números são significativos e, por esse motivo, a Prefeitura, por meio da Semuttran, dá atenção especial à fiscalização dessa forma de transporte”, observa Barjas.

 

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, ressalta que a Semuttran e o Detran realizam revisões semestrais em todos os veículos que transportam os escolares, e uma série de documentações é exigida do motorista. Pneus, cinto de segurança, parte elétrica, estado de conservação, são alguns dos vários itens avaliados. Além disso, o motorista precisa apresentar o curso de condutor de transporte escolar, entre outras documentações.

 

É preciso ficar atento, também, a um selo que deve estar em todas as vans que passam pela vistoria, válida por seis meses. Esse selo deve estar colado no vidro do veículo, em local de fácil visualização. Outras observações por parte dos pais são importantes, tais como reparar se o motorista é sempre o mesmo e se todos utilizam o cinto de segurança. Se o veículo transportar crianças abaixo de 07 anos é necessária a presença de um monitor.

 

A secretária de Educação, Angela Maria Cassavia Jorge Corrêa, afirma que o diálogo com a criança é sempre muito importante e dá dicas. “Dialogue com seu filho, pergunte como é o trajeto da casa até a escola, se ela usa o cinto, se todos vão sentados e se o motorista para do lado da calçada para desembarque. São medidas simples que garantem a segurança do seu filho”.

 

 

Mais informações, entrar em contato com a Divisão de Transportes Privados no telefone 3435-9499.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2019 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.