×
CIET - Centro Infantil para Educação de Trânsito



O CIET (Centro Infantil para Educação de Trânsito) foi fundado em setembro de 1996, com o objetivo de implementar iniciativas voltadas à conscientização e humanização no âmbito das leis de trânsito, através de abordagens teóricas e práticas.

O nosso currículo pedagógico está alinhado às diretrizes do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, sendo cuidadosamente adaptado à realidade e às necessidades específicas do município.

No cerne de nossa missão, o CIET tem como meta principal guiar a nova geração na formação consciente de cidadãos, promovendo atitudes e comportamentos fundamentados no respeito a si mesmos e aos outros.

As práticas educacionais do CIET são direcionadas a crianças com idades entre 5 e 11 anos, abrangendo desde o Jardim II até o 5º ano do ensino fundamental. Nossas aulas teóricas são estruturadas de acordo com a faixa etária, abordando temas relevantes como sinalização, meios de transporte, segurança (com ênfase no uso obrigatório do cinto) e valorização, além de promover o respeito à vida.

A orientação sobre segurança no trânsito é conduzida por meio de palestras, recursos visuais como cartazes, fantoches, músicas, vídeos e aulas práticas. Na fase prática, os alunos, sob a supervisão de motoristas/monitores, participam de passeios na mini cidade, atuando como passageiros em mini buggies, bem como em caminhadas pedestres. Contamos com uma mini-pista completa, equipada com sinalizações, placas indicativas e informativas, semáforos e faixas de segurança.

Nossas atividades visam incutir nas crianças uma consciência crítica sobre o comportamento adequado no trânsito, tornando-as menos suscetíveis a acidentes e capacitando-as a serem agentes multiplicadores, fiscalizando e exigindo uma conduta correta por parte dos adultos em assuntos relacionados ao trânsito.

O Centro de Educação está aberto para receber instituições de ensino estaduais, municipais, particulares e filantrópicas, não apenas de Piracicaba, mas de toda a região.

Localização:

O CIET está situado nas dependências do Parque da Rua do Porto.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
Telefone: (19) 3433-0328.


Publicado em: 30/08/2021
Compartilhe