Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Comissão municipal para erradicação do trabalho infantil articula ações em Anhumas

 

 

Com o objetivo de discutir questões de vulnerabilidade e risco social de crianças e adolescentes e buscar estratégias de articulação para a oferta de políticas públicas, serviços e projetos descentralizados para o bairro rural de Anhumas, a Competi (Comissão Municipal Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) reuniu na terça-feira, dia 27/09, na Escola Estadual Felipe Cardoso, representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura (Sema), Trânsito e Transportes (Semuttran) e Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Diretoria de Ensino, Conselho Tutelar e Instituto Formar. Ao todo, 33 pessoas participaram da ação.

 

“Este é um momento ímpar e histórico para o bairro. Nunca tivemos uma atenção como agora”, disse a diretora da escola, professora Sheila Christine Freire de Matos Hussar na abertura da reunião. O bairro rural fica a 11,4 km de Ibitiruna, distrito de Piracicaba e, a 37 km do centro da cidade.

 

Na oportunidade, a equipe escolar do bairro, representada pelo professor Maycon dos Reis, apresentou demandas sobre a oferta de serviços, programas e projetos voltados a crianças, adolescentes e jovens da comunidade, acesso ao bairro, entre outros.

 

Marcos Hister, membro da Competi e técnico do Cerest, sugeriu disponibilizar um psicólogo do Cerest para atuar na escola, “com atendimento aos funcionários para que eles saibam como lidar com as demandas dos estudantes”, disse.

 

“Estamos articulando também, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, uma linha de ação no próximo edital de projetos temáticos, que contemplem ações complementares de políticas públicas descentralizadas nos territórios rurais, como por exemplo, Anhumas, no qual foram apresentadas demandas relacionadas à prevenção de violações de direitos, dentre elas, o trabalho infantil”, comentou Rosimeire Bueno Jorge, membro da Competi e coordenadora de Educação Permanente da Smads.

 

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, falou sobre a importância dessa articulação para aproximação do poder público com a comunidade. “A Smads está de portas abertas para receber as demandas da população e para buscar o fortalecimento de políticas públicas que atendam as necessidades das famílias”, disse.

 

“É importante que o governo, por meio de suas secretarias, esteja perto da população. Reuniões como a que tivemos em Anhumas traz vivências e dados para que possamos fortalecer e implementar políticas públicas que realmente melhorem a vida das pessoas. Nós, da Sema, colocamo-nos à disposição para a apresentação dos programas em andamento e para continuarmos trabalhando de forma conjunta”, afirmou a secretária da Sema, Nancy Thame.

 

Bruna Paiuta, assistente social da Smads, propôs a realização de uma ação comunitária no bairro rural, visando mobilizar a comunidade e os serviços públicos de saúde, cultura, lazer, assistência social, meio ambiente, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Gerações, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Cadastro Único e outros para facilitar o acesso dos moradores.

 

Participaram da reunião, profissionais da escola, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, a secretária da Sema, Nancy Thame, Vanderley Quartarolo, representante da Semuttran, representantes da Unidade de Saúde da Família de Anhumas, Projeto Conviva da Diretoria de Ensino, Caps Infanto-Juvenil, técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipe do Pré-Atendimento, Equipe Volante, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-Gerações, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte, Fábio do Amaral Sanches e Danilo dos Santos, do Instituto Formar, e Rodolpho Hoff Junior, conselheiro tutelar.



 

Fonte: Smads

Data: 30/09/2022

Autor: Flávia Silva Perez

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2022 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.