Semuttran inicia operação Volta às Aulas

Autor: Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Guilherme Valdanha/CCS

Fonte: Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Guilherme Valdanha/CCS

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), iniciou a operação Volta às Aulas. O objetivo é garantir um trânsito mais seguro ao redor das escolas municipais, estaduais e particulares devido ao aumento no fluxo de automóveis, motocicletas e pedestres neste período de adaptação pós-férias. Os agentes de trânsito coordenam o trânsito e orienta os motoristas.

 

De acordo com a Semuttran, as ações vão se intensificar na próxima semana, pois haverá um aumento significativo no fluxo de alunos retornando às aulas, com isso as ações continuarão durante a primeira quinzena de agosto. Os agentes de trânsito devem atuar em três escolas por dia, orientando e assegurando a fluidez do tráfego, além de eventual fiscalização quanto a irregularidades, tais como estacionamento e/ou fila dupla.

 

Agentes de trânsito orientam motoristas e pedestres em frente e no entorno das escolas | Foto: Guilherme Valdanha/CCS

A orientação ocorre nas travessias de faixa de pedestres e embarque e desembarque de alunos. Quanto à fluidez do trânsito, o objetivo é amenizar impactos de filas causadas no fluxo de veículos nos embarques e desembarques de alunos. Na fiscalização de estacionamento, o foco serão as infrações que mais ocorrem nas escolas, como parar nas esquinas, na faixa destinada à travessia de pedestres, em vagas reservadas apenas para embarque/desembarque ou para vans de transporte escolares e paradas em fila dupla para embarcar e desembarcar alunos.

 

“Além de promover mais segurança nas vias, as ações da operação Volta às Aulas no entorno das escolas também colaboram para a educação no trânsito, pois a presença dos agentes de trânsito chama a atenção dos motoristas, pais e alunos, reforçando sobre as regras e conscientização na segurança do trânsito, fazendo com que os alunos gravem as orientações recebidas, por exemplo, de sempre atravessar na faixa de pedestre”, comenta a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

 

A operação Volta às Aulas é realizada duas vezes ao ano, no retorno às aulas no início do primeiro e segundo semestres, mas durante todo o ano agentes continuam monitorando o trânsito no entorno das escolas, principalmente onde há demandas que envolvem obras ou outras que afetem o trânsito local.

 

 

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Guilherme Valdanha/CCS

Imprimir