Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Multas municipais poderão ser parceladas a partir do dia 16/03/2020

A partir do dia 16/03/2020, segunda-feira, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), passa a oferecer o serviço de parcelamento de multas de trânsito municipais. O pagamento de uma ou mais multas poderá ser em até 12 vezes no cartão de crédito. O pagamento à vista, por meio do cartão de débito, também será oferecido nos locais designados.

 

O Programa de Parcelamento de Multas Municipais, que é coordenado pela Semuttran, cumpre o que está na Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 619/16 e suas alterações e Portaria Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nº 149/18. Os recursos arrecadados são destinados a ações para melhoria do trânsito no município (leia abaixo). Hoje, para licenciar, transferir ou realizar quaisquer outras operações, é preciso pagar as multas do veículo à vista. Essa medida vai facilitar a vida do munícipe.

 

De início, duas empresas estão credenciadas no programa para receber esse pagamento: Zignet e Credpay, cabendo ao munícipe simular, avaliar e escolher qual delas oferecerá as melhores condições para a negociação.

 

Não poderão ser parceladas as multas inscritas em dívida ativa e os pagamentos inscritos em cobrança administrativa, além das infrações cometidas com veículos de outros Estados ou anotadas por órgãos que não permitam o parcelamento ou o pagamento com cartão.

 

Para realizar o parcelamento online de multas, o munícipe pode acessar os sites da Semuttran ou da Prefeitura, no link:

 

www.sistemas.piracicaba.sp.gov.br/semuttran/multasweb/parcelamento

 

Outra forma de obter o parcelamento será pelo autoatendimento (ATM - terminal eletrônico), que em breve estará disponível no Térreo 2 da Prefeitura, e também presencialmente no Poupatempo Estadual, que aguarda liberação da Prodesp para operacionalização dos serviços. As empresas que são responsáveis pelo serviço operam o parcelamento por meio de diversas bandeiras Mastercard, Visa e Elo, entre outras, sem qualquer custo para a Prefeitura, e o repasse dos valores arrecadados será feito diretamente à Administração municipal.

 

TRÂNSITO MELHOR - Os recursos financeiros arrecadados no município são utilizados para a melhoria do trânsito, como sinalização, fiscalização e ações de educação, seguindo as determinações previstas na Resolução 638 do Contran.

 

Entre as ações estão a implantação ou manutenção da sinalização viária no município (vertical, horizontal e semafórica), estudos, adequações geométricas ou remodelações viárias, que visam facilitar ou melhorar os acessos entre bairros e avenidas e minimizar possíveis locais de congestionamento e assegurar a fluidez segura no trânsito. Os recursos também são destinados a campanhas de conscientização e educação, dirigidas a motoristas e pedestres.

 

Outro exemplo de utilização dos recursos foi a reforma da Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), contemplando as câmeras compartilhadas com os órgãos de segurança.

 

MENOS ACIDENTES - Todo o sistema mantido pelo Fundo Municipal de Trânsito segue as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As melhorias feitas com os recursos municipais e estaduais, por meio do convênio com o Detran, fizeram com que Piracicaba atingisse a meta definida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reduziu mortes no trânsito.

 

De 2015 a 2019, o número de óbitos registrados na malha viária do município caiu de 44 para 22/ano, queda de 50%, conforme estipulado pela ONU para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, iniciada em 2011 e que termina neste ano (2020).

 

SERVIÇO - Programa de Parcelamento de Multas Municipais.

Online: o parcelamento on-line de multas pode ser realizado a qualquer dia e horário por meio dos sites:

semuttran.piracicaba.sp.gov.br/ e www.piracicaba.sp.gov.br/

Auto Atendimento (ATM) - Térreo 2 (T2) da Prefeitura

Endereço: R. Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazaré, Piracicaba - SP

Presencialmente: Poupatempo (em breve)

Endereço: Praça José Bonifácio, 700 - Centro, Piracicaba - SP

Parcelamento de multas emitidas na cidade de Piracicaba pela Semuttran: Crepay e Zignet.

 

O que levar:

- Número do Renavam do veículo (CRLV);

- Cartão de crédito/débito;

- Documento pessoal com foto para comprovação da titularidade;

 

 

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2020 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.