Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Menu

Prefeitura promove o 13º concurso Amigos do Trânsito

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I podem participar do 13º concurso cultural Amigos do Trânsito, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran). O tema deste ano é Ciclista Legal. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelas escolas públicas e privadas interessadas até o dia 02/09, pelo link: bit.ly/AmigosdoTrânsito.

 

O concurso é vinculado ao Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito) e conta o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). São quatro categorias e os alunos selecionados vão concorrer entre si em cada uma delas. Em Desenho I, podem participar estudantes da educação infantil. Desenho II é a categoria destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. História em quadrinhos é destinada aos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I. Por fim, a redação é para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I.

 

Os trabalhos dos alunos deverão ser entregues pelas escolas na secretaria do Ciet, das 7h30 às 16h30, até o dia 15/09. As escolas participantes deverão fazer uma pré-seleção de cinco trabalhos de cada categoria em envelopes separados e identificados com etiqueta, contendo nome da escola, nome do professor e categoria em que está participando. Os melhores trabalhos serão premiados durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25/09, em evento. Os finalistas serão previamente convidados. O regulamento com todas as orientações sobre o concurso está disponível no site da Prefeitura e da Semuttran. Para acessar, clique aqui.

 

 

De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, a escolha do tema deste ano visa chamar a atenção de todos para os ciclistas e tem relação com a campanha Lonjura que Salva Vidas, lançada em maio pela Semuttran, durante o movimento Maio Amarelo, para conscientizar sobre a distância de 1,5 metro durante ultrapassagem de ciclistas.

 

Jane lembra, também, que a abordagem – de forma geral – dos temas de educação de trânsito, como a travessia de pedestre na faixa, é importante para a prevenção de acidentes.

 

“Com a promoção do concurso Amigos do Trânsito nosso objetivo é contribuir sempre com a formação cidadã dos nossos alunos para construirmos um trânsito cada vez mais seguro em Piracicaba, por isso contamos com o apoio indispensável da Secretaria Municipal de Educação, pois as professoras passam a abordar o tema em sala de aula para incentivar que os alunos participem. E esta é a vez dos ciclistas, uma modalidade de transporte que vem crescendo no município e que precisa de atenção para garantirmos a segurança de todos”, afirma Jane Franco de Oliveira.

 

Para o secretário de Educação, Bruno Roza, o concurso é uma oportunidade importante para que os professores trabalhem um novo conteúdo com os alunos. “Sabemos que a conscientização das crianças é fundamental para que os conceitos da educação no trânsito cheguem de forma massiva na população, porque elas aprendem e colocam em prática ao cobrar dos pais ou responsáveis”, comenta o Bruno Roza.

 

Ricardo Piton, chefe do departamento de Educação no Trânsito da Semuttran, lembra que o concurso Amigos do Trânsito também estimula a reflexão das crianças e dos educadores sobre a importância das leis de trânsito.

 

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

Imprimir Comunicar erros
Semuttran
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Newsletter

cadastre-se para
receber informações

sede trânsito (19) 3401.1111 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Luciano Guidotti, 1446 - Jardim Caxambu - Piracicaba/SP

sede transporte (19) 3417.1600 I semuttran@piracicaba.sp.gov.br
Av. Armando Salles de Oliveira, 2001 - Centro - Piracicaba/SP

2022 - Todos os Direitos Reservados © Semuttran | Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.