Campanha incentiva uso do cartão do transporte público, com tarifa a R$ 4,90

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), em parceria com a empresa TUPi, realiza campanha incentivando os usuários a emitirem e usarem o cartão do transporte público, que garante desconto de 12,5% na tarifa. Sem o cartão, a tarifa custa R$ 5,60, vendida nas bilheterias dos terminais e no embarque direto nos ônibus (vendas a bordo). Já com o cartão, a tarifa sai a R$ 4,90.

Para incentivar a emissão dos cartões populares, a partir de 10/02, a empresa TUPi vai ampliar, ainda, a emissão e cadastro para todos os terminais. A primeira via do cartão é gratuita e a segunda tem a taxa de R$ 21,50, direcionado para custear a produção, impressão e demais custos dos cartões, conforme decreto municipal nº 8842/2000. Mas durante a campanha, até 30/04, o valor da segunda via tem desconto e custa R$ 11,20.

De acordo com a empresa TUPi, cerca de 20% da população que utiliza o transporte público não tem o cartão, por isso o objetivo da campanha é incentivar essa parcela a fazer a sua primeira via gratuita ou então buscar uma segunda via a um custo reduzido.

As linhas com maiores índices de venda a bordo são as linhas 444 – Sônia/Centro, 240 – Cecap/Centro, 126 - Bosques do Lenheiro, 322 – Novo Horizonte/Centro, 124 – Jardim Gilda/Centro e 1.200 – Perimetral/ TPA/ TPI/ TVS.

Entre os terminais, o Central é o de maior volume de venda de embarque único, com cerca de 50 mil por mês, seguido pelo Terminal Vila Sônia (TVS), com mais de 11 mil, na sequência os terminais da Pauliceia, Piracicamirim e São Jorge, com cerca de 4.000 vendas por mês, e o Terminal do Cecap, com 2.000.

DIVULGAÇÃO – Para informar os usuários sobre os benefícios de usar o cartão do transporte público e informar sobre o desconto na emissão da segunda via até 30/04, a TUPi vai fixar cartazes com informações da campanha nos terminais e dentro de todos os ônibus. Além disso, folders serão entregues às pessoas que comprarem o embarque único nas bilheterias. Haverá também comunicação digital nos ônibus que possuem Wi-Fi, no site da TUPi e da Semuttran.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para emitir o cartão popular, basta a pessoa levar um documento original com foto. Atualmente o cadastro é realizado na loja da TUPi, ao lado do Terminal Central, na avenida Armando Salles de Oliveira. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A partir do dia 10/02, a TUPi irá ampliar os locais do cadastro e emissão dos cartões para os demais terminais da cidade.

Vale ressaltar que a emissão dos demais cartões, como de estudante e de idosos, continuam sendo feitos apenas na loja da TUPi.

Publicado em: 02/02/2022