Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM)

A Prefeitura do Município de Piracicaba conta, desde o final de  2019, com a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), funcionando no 2º andar do prédio do Centro Cívico.

A Central conta com 35 câmeras de monitoramento, móveis e fixas, o que permite que os agentes de trânsito monitorem o trânsito das principais vias da cidade e detectem rapidamente qualquer intercorrência que ocorra nas vias monitoradas,  acionando, assim, os órgãos responsáveis para a rápida solução dos problemas. O trabalho contribui para uma melhor fluidez e segurança no trânsito. Estas câmeras de monitoramento são compartilhadas também com as principais forças policiais do município.

Na Central Integrada funciona também a Central Semafórica, onde os agentes de trânsito controlam remotamente os principais cruzamentos semaforizados do município, podendo alterar os tempos dos semáforos e detectar, em tempo real, qualquer falha nos equipamentos semafóricos, melhorando a fluidez e a segurança em locais em que possa haver possíveis congestionamentos devido a obras, acidentes ou a qualquer outra interferência na via.

Outro sistema que funciona na Central, e de modo compartilhado com as forças policias, é o  chamado Cerco Eletrônico de Segurança. Instalado em 29 pontos estratégicos, conta com 59 câmeras que usam a tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) e são capazes de detectar e fotografar todos os veículos que passam pelos locais. Caso algum veículo esteja cadastro no sistema com a indicação de roubo, furto ou clone, e passe por alguma dessas câmeras, um alerta é emitido em tempo real para todos os usuários do sistema.

Além disso, o sistema mostra diariamente o fluxo real de veículos nas principais vias da cidade, auxiliando os técnicos da Semuttran nas análises de possíveis intervenções necessárias para que o trânsito na cidade de Piracicaba seja o mais seguro e humanizado, sempre olhando de forma ampla para todos os integrantes do sistema, sejam eles condutores de automóveis, motocicletas ou ciclistas, pedestres e usuários do transporte público.

Publicado em: 25/08/2021