Maio Amarelo: mudança de hábito na direção é foco do projeto Vias Seguras da Semuttran

Uma ação voltada para a mudança de hábito visando a promoção de mais segurança no trânsito. Esse é o projeto Vias Seguras, que a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), também realiza neste mês em alusão ao Movimento Maio Amarelo, que tem – neste ano – o tema Juntos Salvamos Vidas.

O projeto é realizado com agentes de operação de Trânsito e Transportes da Semuttran e da Guarda Civil Municipal (GCM) e consiste na presença e orientação, principalmente nos horários de pico, em pontos que apresentam índice de acidentes e que já estão sinalizados. O objetivo é inibir irregularidades, como celular e direção, avanço do sinal vermelho e conversão proibida.

Ação hoje, 10/05, no cruzamento entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner

“A partir de informações do Infosiga, verificamos que pontos já bem sinalizados e até mesmo com semáforos, como os cruzamentos das avenidas Doutor Paulo de Moraes e Jaime Pereira ou das avenidas Centenário e Carlos Botelho, continuam a ter ocorrência de acidentes. Isso mostra que o que precisa ocorrer, na verdade, é a mudança de hábito de quem está no trânsito”, afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

As ações são programadas e também surpresas. Por exemplo, na última sexta-feira, 06/05, e ontem, segunda-feira, 09/05, das 7h às 9h, os agentes atuaram, respectivamente, nos cruzamentos das avenidas Doutor Paulo de Moraes e Jaime Pereira e das avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner (Ponte do Mirante), sem aviso prévio.

Ação em parceria em com a Guarda Civil Municipal consiste na presença em pontos estratégicos

Já hoje, terça-feira, 10/05, a partir das 17h, os agentes retornaram ao cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner (Ponte do Mirante); no dia 20/05 a partir do mesmo horário estarão novamente no cruzamento das avenidas Doutor Paulo de Moraes e Jaime Pereira; e em 26/05 no cruzamento das avenidas Centenário e Carlos Botelho. “Outros locais também podem receber ações do projeto de forma surpresa”, conta o chefe em Educação de Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton.

Piton explica que, ao passar por esses pontos com a presença dos agentes e guardas municipais, os motoristas e motociclistas redobram a atenção na direção. Ou seja, respeitam à risca a sinalização horizontal e vertical, os semáforos e param de mexer no celular. “Assim, quando ele passar ali novamente por esses pontos, vai se lembrar dessas ações e, consequentemente, vai redobrar a atenção no trânsito”, comenta Piton.

Ação é voltada para a mudança de hábito visando a promoção de mais segurança no trânsito

MAIO AMARELO – Além do projeto Vias Seguras, a Semuttran também realiza outras ações focadas no Movimento Maio Amarelo, como a campanha Lonjura que Salva Vidas, que foca na distância de 1,5 metro entre carros, motos e ciclistas, e no eixo da educação no trânsito, com palestras no CIET (Centro Infantil de Educação no Trânsito), em empresas interessadas e na Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semuttri) abordando o tema.

As empresas interessadas podem solicitar palestras por meio do telefone (19) 3433-0328 ou e-mail ciet.semuttran@piracicaba.sp.gov.br.

Para a realização das ações neste mês, a Semuttran conta ainda com a parceria da Polícia Militar (PM) para realizar ações focadas na retirada de veículos abandonados das vias, a partir das denúncias recebidas via SIP-156, daqueles veículos irregulares e/ou que afete a segurança e saúde pública.

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Guilherme Valdanha/CCS

Publicado em: 11/05/2022