Maio Amarelo: Semuttran realiza ações focadas na segurança no trânsito

Este mês é dedicado ao Movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito. Neste ano, o tema é Juntos Salvamos Vidas. Em Piracicaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobibilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realiza diversas ações, em especial a campanha Lonjura que Salva Vidas, que foca na distância de 1,5 metro entre carros, motos e ciclistas.

“Nosso principal objetivo com a campanha Lonjura que Salva Vidas é informar motoristas e ciclistas sobre a lei do metro e meio, que é o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. Ela será de grande visibilidade, com apoio direto dos ciclistas e de empresas que prestam serviço nessa área. Até nosso XV de Piracicaba está envolvido. Temos certeza que trará muitos benefícios para a cidade”, afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Projeto Vias Seguras integra programação do Maio Amarelo e tem por objetivo a mudança de hábitos por parte dos motoristas | Foto: Justino Lucente/CCS

Com a flexibilização das regras sanitárias devido à pandemia, Jane lembra que, neste ano, as ações do Maio Amarelo voltarão a ter encontros presenciais. No eixo de educação no trânsito, o tema Maio Amarelo será abordado no CIET (Centro Infantil de Educação no Trânsito), onde cerca de 700 pessoas entre crianças e professores participarão das atividades neste mês, e em palestras em empresas interessadas e na Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semuttri).

As empresas interessadas podem solicitar palestras por meio do telefone (19) 3433-0328 ou e-mail ciet.semuttran@piracicaba.sp.gov.br. “Depois de dois anos de pandemia, temos agora a possibilidade de encontrar as pessoas e isso é muito importante quando falamos em conscientização. Serão palestras, blitze, estaremos nas ruas, escolas, empresas. Isso é muito relevante”, enfatiza a secretária.

Para a realização das ações voltadas ao Movimento Maio Amarelo, a Semuttran já conta com apoio de parceiros como a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), com o projeto Vias Seguras, blitze e ações focadas na retirada de veículos abandonados das vias, a partir das denúncias recebidas via SIP-156, daqueles veículos irregulares e/ou que afete a segurança e saúde pública.

“Também daremos apoio às atividades realizadas pelo Sest/Senat, entre outros parceiros, como já é habitual, e a iluminação em amarelo de monumentos da cidade”, informa o chefe em Educação de Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton.

Monumento do soldado em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932 foi iluminado de amarelo - Foto Divulgação

Ontem, quarta-feira, 04/05, o monumento do soldado em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932, na praça José Bonifácio, foi iluminado de amarelo. Hoje, quinta-feira, 05/05, será a vez da Estação da Paulista. Ambos continuarão iluminados na cor do movimento Maio Amarelo durante todo o mês.

O movimento Maio Amarelo foi criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

Publicado em: 06/05/2022