Prefeitura conclui ciclofaixas no Santa Rita, Nova Piracicaba e Artemis

A Prefeitura de Piracicaba implantou os 15,3 km de ciclofaixas no município, obra iniciada no dia 20/12/2021. As ciclofaixas são executadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) nos bairros Santa Rita e Nova Piracicaba e no distrito de Artemis e fazem parte do projeto CicloVidas, que prevê 40 km de novas ciclofaixas e ciclorrotas no município até 2024. No Santa Rita, a Prefeitura vai ampliar o trajeto em mais 1,7 km, em trechos das ruas Arthur Eugênio Sacconi e Carolina Secheto Martins. As ciclofaixas já estão liberadas para o uso da população.

ciclofaixa Santa Rita

As travessias das ciclofaixas nos cruzamentos, receberam um acabamento especial na cor vermelha, garantindo mais visibilidade e segurança na travessia.

Ciclofaixa Santa Rita

De acordo com a Semuttran, em razão das condições climáticas, o pavimento permanece molhado, dessa forma, serão feitos reforço de sinalização. Em razão do acúmulo de detritos nas guias e canteiros, a secretaria também iniciou o processo de limpeza de alguns trechos. Esses últimos ajustes envolvem o apoio das equipes da Semuttran, além da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Obras (Semob).

Ciclofaixa Nova Piracicaba

"As três ciclofaixas escolhidas para iniciar o projeto de instalação de 40 km de ciclovias estão localizadas em regiões com grande apelo ambiental, com áreas verdes e paisagens que agradam os ciclistas. Atendem, também, uma das solicitações dos ciclistas presentes em muitas pesquisas, que é a presença de trechos com sombras", explica Jane Franco de Oliveira, secretária da Semuttran.

"A implantação de uma estrutura cicloviária exige projeto minucioso. Não podemos criar ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas em locais que não ofereçam segurança aos usuários que, a partir da existência desses espaços, são estimulados a usá-los. E a responsabilidade de oferecer mais espaços, mas com segurança, é da Administração", ressalta Jane.

Ainda segundo a secretária, até o final de fevereiro, outros trechos complementares as ciclofaixas implantadas da Nova Piracicaba, Santa Rita e Artemis serão construídos, ampliando a disponibilidade de vias aos ciclistas.

Ciclofaixa Artemis

"A Semuttran também vai trabalhar para garantir o bom uso das ciclofaixas, realizando ajustes e manutenção constante desses espaços", reforça Jane.

Outro importante ponto, segundo Jane, é que, além dessa primeira etapa, a Semuttran realizará novos projetos para implantação de mais ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas.

Publicado em: 17/01/2022