Prefeitura instala faixa elevada na avenida Rui Barbosa

Faixa elevada no local para melhorar a segurança dos pedestres e viabilizar a acessibilidade, além de inibir a motoristas em alta velocidade (Foto: Justino Lucente)

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Obras (Semob) e de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), instalou uma faixa elevada na avenida Rui Barbosa, em frente ao número 316. O serviço foi realizado na noite de ontem, 15/09.

A instalação se deu após estudo realizado por técnicos da Semuttran, que avaliaram a necessidade da faixa elevada no local para melhorar a segurança dos pedestres e viabilizar a acessibilidade, além de inibir motoristas em alta velocidade que passam pela via.
A Semob executou o serviço e o próximo passo serão as obras para escoamento pluvial que, necessariamente, precisam ser executadas posteriormente. A obra também contou com apoio da Semuttran para controle do fluxo e sinalização.

Serviço foi executado na noite de onte, 15-09, porém ainda falta finalizar a parte de escoamento pluvial, a qual, necessariamente, precisa ser executada posteriormente (Divulgação Semob)

Existe ainda a intenção de instalação de mais uma faixa elevada na mesma avenida, que ainda está em estudo. De acordo com a Semob, os técnicos estão procurando soluções de local para esta segunda faixa.

As faixas elevadas atendem a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência.

Cada estrutura possui uma plataforma com 5 metros de comprimento, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, rampas de 1,5 metro de extensão e a largura conforme a via a ser implantada. A escolha do local considerou critérios como fluxo e indicações via SIP-156.

Nova faixa elevada fica localizada na avenida Rui Barbosa, em frente ao número 316 (Foto: Justino Lucente)

Autor: Texto: Camila Piacentini

Publicado em: 16/09/2022