Prefeitura reforça sinalização em frente a escolas para retorno mais seguro às aulas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbano, Trânsito e Transportes (Semuttran), realiza a revitalização das sinalizações horizontal e vertical em frente a escolas no município, aproveitando a redução do fluxo de veículo nesse período de férias escolares. Visando garantir a segurança dos alunos, escolas municipais, estaduais e particulares receberão o reforço na sinalização até o final de fevereiro. Até ontem, quinta-feira, 13/01, 13 escolas já haviam recebido as melhorias na sinalização.

“Nossas equipes estão analisando como estão as sinalizações em frente às escolas para verificar aquelas que precisam de reforço, como faixas de pedestre, placas orientativas e vagas de estacionamento. Nessa época encontramos menos movimentação de veículos e pedestres ao redor dessas unidades devido às férias, então aproveitamos para intensificar esse trabalho nesses locais”, explica o chefe de setor de Educação e Segurança no Trânsito, Ricardo Piton.

Conforme lembra a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco, o principal objetivo desse trabalho é garantir ainda mais segurança no trânsito ao redor das unidades de ensino. “Trabalhamos diariamente focando em um trânsito cada vez mais seguro para os piracicabanos e temos visto resultados, mantendo reduções históricas de acidentes com óbitos nas nossas vias municipais”, afirma Jane.

De acordo com o sistema Infosiga – sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito, gerido pelo programa Respeito à Vida, do Estado de São Paulo –, de janeiro a novembro do ano passado foram registrados 14 óbitos decorrentes de acidentes em vias municipais, menor índice da série histórica no comparativo do mesmo período desde 2015.

Além de outras ações pontuais em locais estratégicos, visando a redução de acidentes, a Semuttran realiza também o reforço de sinalização horizontal e vertical em ruas e avenidas com grande fluxo de veículos, garantindo maior segurança e fluidez do trânsito. Em 2021, a Pasta iniciou ainda o projeto-piloto de implantação de LRV's (Linhas de Redução de Velocidade) em seis pontos da cidade.

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

Publicado em: 14/01/2022