Reforma do Terminal São Jorge entra na fase final

As obras de reforma do Terminal São Jorge Jayme Cunha Caldeira, localizado na rua Conchas, no bairro São Jorge, estão na fase final. O término da obra está previsto para a segunda quinzena deste mês. O investimento é de R$ 649.941,81. Em abril, 14.690 usuários utilizaram o Terminal São Jorge.

Os serviços  estão na etapa final

A maioria dos serviços de reforma e revitalização já foi executada. De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), está em andamento a colocação de parte das telas anti-pássaros para evitar o pouso e nidificação de aves no local, o que pode ocasionar doenças e sujeira; troca de algumas luminárias do terminal e a reformulação de parte do sistema de combate a incêndio que será modernizado, com novas tubulações, extintores e sensores.

Já foi concluída a reformulação dos acessos de pedestres ao terminal e a instalação dos novos gradis para melhor controle e monitoramento. Também foi instalada faixa elevada no acesso à plataforma, para dar mais segurança aos usuários e melhorar o deslocamento de usuários com dificuldade de locomoção. Para auxiliar os deficientes visuais, todo o terminal ganhou pisos podotáteis direcionais e de alerta.

As oito baias de embarque e desembarque foram mantidas, porque, segundo estudo de demanda, são suficientes, assim como o número de baias para estacionamento de ônibus fora de serviço. A plataforma de embarque e desembarque foi dotada de novos equipamentos, como bancos em maior quantidade, lixeiras para coleta seletiva de materiais.

As antigas bilheterias foram, em parte, demolidas e foi feita uma nova distribuição de espaços para melhorar o trabalho dos funcionários e atendimento ao público. Também foi instalado um novo reservatório de água, com capacidade para 36 mil litros. As tubulações também foram trocadas.

As baias já estão sinalizadas

Os sistemas de esgotamento sanitário também entraram no pacote de melhorias e foram trocados por tubulações novas e adequadas ao novo projeto. Também foram instalados pára-raios no terminal.

A comunicação visual do Terminal São Jorge foi totalmente reformulada e modernizada, com novos pontos de alerta, placas e pontos de orientação para deslocamento mais rápido e seguro de pessoas. Foram utilizadas cores e padrões modernos e de acordo com as normas vigentes.

Aqueles que seguem de bicicleta até o terminal para utilizar o transporte coletivo também tem à disposição paraciclos para deixar suas bikes guardadas com segurança.

Faixas de pedestres sinalizadas

Publicado em: 08/06/2021